5 erros de design que estão fazendo sua casa parecer menor

Impulsionado pela intuição, um forte senso do que você gosta e guiado pelas tendências, pode parecer fácil tentar projetar sua casa sozinho. Em muitos casos, onde você tem uma boa noção de design, sabendo o que precisa para fazer um espaço funcionar para você, talvez não precise da ajuda de um designer de interiores para criar uma casa que atenda às expectativas.

Mas é aqui que um olhar treinado faz a diferença: há pequenos detalhes no design que podem fazer ou quebrar a forma como percebemos uma sala, e armadilhas que nem percebemos que existem. Um dos erros mais comuns que os designers veem nas casas dos clientes são espaços que parecem menores do que realmente são.

‘Riqueza de estante’ é a última tendência de design do TikTok – mas do que se trata?
A tendência de design de interiores ondulado de 2024: aplicar ou pular?
5 coisas que podem desvalorizar sua cozinha, segundo os especialistas

Embora você possa tentar conseguir o oposto, há algumas decisões que a maioria de nós toma sem sequer perceber o impacto que elas têm na aparência geral de nossas casas. É aqui que entra em ação a experiência de um designer de interiores. Falei com especialistas em curadoria de casas modernas que parecem espaçosas e arejadas, e eles compartilharam os cinco erros mais comuns e sinais importantes a serem observados, se você não quiser cometer erros. os quartos parecem menores do que são.

ESCOLHER TAPETES MUITO PEQUENOS

Os designers concordam unanimemente com isso e veem esse erro sendo cometido com mais frequência do que você imagina. Escolher o tapete da sala do tamanho certo é importante porque não apenas fundamenta o esquema de design, mas também pode zonear o espaço, afetando nossa percepção dele.

“Um erro de design que vejo com frequência são tapetes pequenos demais para uma sala, o que chamo, brincando, de tapetes de “selos postais”, diz a designer de interiores Diana Lombard. ‘Um tapete maior engana os olhos e instantaneamente faz com que o ambiente pareça mais amplo. Sempre aconselho os clientes a maximizarem o tamanho do tapete sempre que possível, pois é uma forma fácil de tornar o espaço mais grandioso”, aconselha a especialista.

A designer de interiores Liad Schwartz concorda. ‘Se o seu tapete for muito pequeno, ele diminuirá instantaneamente o tamanho do seu quarto e fará com que pareça irregular. Não tenha medo de deixar seu tapete ampliar seu alcance. Procure uma borda de 10 ” ao redor da parede. Nunca tenha medo de crescer! ele diz. Diana me disse que uma boa regra é tentar não ficar a mais de 30 cm de distância das paredes de uma sala e aconselha que pelo menos as pernas dianteiras de todas as peças de mobília da sala estejam firmemente no tapete, especialmente em um espaço em plano aberto.

COMPENSAÇÃO EXCESSIVA COM MÓVEIS VOLUMOSOS

Este é um erro fácil de cometer. Apenas colocar móveis grandes em uma sala não fará com que o espaço pareça maior. ‘O tamanho é importante, especialmente no mundo dos móveis. Peças grossas farão com que seu espaço pareça menor ‘, diz Liad. “O erro número um que vejo as pessoas cometendo é comprar móveis dimensionados incorretamente para o ambiente, como sofás e cadeiras gigantes para sala de estar”, compartilha a designer de interiores Bethany Adams. ‘Pense na sua casa como uma casa de bonecas em tamanho real. Assim como você não colocaria móveis desproporcionalmente grandes em uma casa de boneca, você também não deveria fazer isso na vida real”, acrescenta ela.

Aqui está o que você deve fazer. “Ao trabalhar em um espaço menor, é sempre importante levar em consideração as proporções dos seus móveis”, explica Diana. ‘Muitas vezes vejo clientes com peças grandes demais para o seu espaço, e o resultado é uma sala que parece pesada e apertada. Em vez de poltronas reclináveis, seccionais e espreguiçadeiras volumosas, procure peças que tenham braços mais finos, profundidades compactas e pernas em vez de bases grossas.

As pernas dos sofás e cadeiras laterais deixam passar mais luz, o que faz com que o ambiente pareça maior”, aconselha o especialista. Móveis translúcidos são uma ótima opção a considerar para deixar seu espaço mais leve e moderno. “Móveis translúcidos podem ajudar um ambiente a parecer maior, permitindo mais fluxo para os olhos, em vez da natureza bloqueadora dos móveis grossos”, compartilha Liad.

Os designers de interiores Meghan Bannon e Tara Marshall mencionam que ao trabalhar dentro das restrições de uma pequena sala ou quarto você deve prestar atenção ao peso visual de suas peças. “Quando dizemos pesado não nos referimos ao peso”, explicam os designers. ‘Em nossa opinião, pequenos espaços são uma questão de equilíbrio. Se você tiver um sofá mais pesado, considere misturá-lo com uma mesa ou cadeira mais leve. Móveis com moldura mais leve ou itens com pernas parecerão visualmente mais leves e menores no espaço ‘, acrescentam.

DESORGANIZAR-SE COM MUITOS DETALHES E OBJETOS

Quando você quer fazer um espaço parecer aberto e arejado, a última coisa que você precisa é de muita coisa bagunçando-o. Muitas cores, padrões, peças de mobiliário, acessórios e itens pessoais deixados por aí farão com que o ambiente pareça menor do que é. “A expressão “menos é mais” funciona bem para maximizar o espaço de uma casa”, explica Diana.

“Muita desordem e objetos desnecessários podem facilmente sobrecarregar um ambiente, fazendo com que pareça apertado e fechado”, acrescenta ela, e a designer de interiores Sara Malek Barney concorda: “Uma casa invadida pela desordem pode fazer com que pareça que as paredes estão se fechando sobre você,’ ela diz.

Meghan e Tara admitem que, por mais que amem móveis, um pouco de espaço negativo no design de interiores ajuda muito. ‘Quando uma sala é pequena, você precisa lutar contra a vontade de preencher todos os cantos e recantos. Muita coisa fará com que a sala pareça menor ‘, eles me disseram.

O mesmo se aplica ao uso de muitas cores e padrões. ‘Para evitar se afogar em um mar de cores e padrões, pense no seu espaço como uma tela, mas mantenha-o específico’, aconselha Liad, mas isso não significa que você não deva usar cores fortes ou um esquema maximalista, se for isso. você gosta. O segredo está na consistência, no equilíbrio e nas decisões intencionais. ‘Use uma paleta consistente e ousada para fazer com que até o menor cômodo pareça grandioso. Trata-se de criar harmonia visual e não de caos visual”, acrescenta o especialista.

Quando se trata de decidir o que levar para uma sala, é importante fazer escolhas conscientes e intencionais, como aconselha Diana. ‘Seja intencional com os objetos que você exibe, as peças de mobiliário que você seleciona e, novamente, procure maneiras de aumentar o espaço positivo e negativo no ambiente. Se você tem muitos bens valiosos que deseja exibir, tente girá-los para que não saiam todos de uma vez. Se você der espaço para respirar em várias áreas da sua casa, ficará surpreso com o quão subitamente elas parecem abertas ‘, ela ressalta.

PINTAR SUAS PAREDES COM CORES ESCURAS

As cores escuras não são erradas em espaços pequenos se você deseja criar um ambiente aconchegante e geralmente são uma ótima opção para um escritório doméstico ou biblioteca. Mas eles farão com que o espaço pareça menor e é melhor evitá-los se o que você está procurando tiver o efeito oposto.

“Tintas médias a escuras fazem as paredes parecerem mais fechadas, enquanto tintas mais claras dão a ilusão de espaço”, explica Diana. “Ao trabalhar em espaços menores, sempre recomendo escolher uma tinta clara e brilhante em vez de ficar muito escura, a menos, é claro, que o objetivo seja criar uma vibração aconchegante ou temperamental”, acrescenta ela.

‘Embora amemos um ambiente dramático, se você quiser que seu quarto pareça maior, sugerimos uma cor de tinta mais clara e brilhante’, aconselham Meghan e Tara. Diana concorda e acrescenta que não há como errar com a tinta branca. Manter todas as paredes com a mesma cor clara também criará a ilusão de mais espaço. ‘Minha escolha favorita para fazer uma casa parecer maior radicalmente é pintar as paredes de branco e manter todas as paredes da mesma cor. Isso permitirá que seu olho viaje continuamente pelo espaço, em vez de a visão ser dividida por vários tons”, compartilha Diana.

NÃO UTILIZAR O ESPAÇO NO EIXO VERTICAL

Um erro muito comum de se cometer é não pensar no seu espaço no eixo vertical. Não pense apenas nos móveis baixos, mas pergunte-se como você pode fazer com que o olhar suba e crie a ilusão de altura. ‘Olho para cima!’ aconselha Liad. ‘Adicione espelhos, arte, cortinas ou até mesmo prateleiras com decoração para fazer as paredes atingirem novas alturas. Ir na vertical fará com que seus tetos pareçam mais altos, fazendo com que um cômodo menor pareça mais espaçoso e elegante ao mesmo tempo”, diz o designer.

Um truque simples e um bom ponto de partida é o tratamento da janela. Diana me disse que muitas vezes vê cortinas de janela que são curtas demais para o ambiente, prejudicando a percepção de altura. ‘Outro truque para tornar um ambiente mais amplo é instalar cortinas o mais próximo possível do teto, o que cria a ilusão de uma altura de teto maior.

Ao pendurar cortinas, certifique-se de que os painéis fiquem pendurados até o chão ou a no máximo 1/2 “do chão. Cortinas muito curtas ou instaladas diretamente acima de uma janela (deixando muita parede exposta) podem enganar o olho fazendo-o pensar que o teto é mais baixo do que realmente é, o que é o oposto do que você deseja. Cortinas instaladas bem próximas ao teto, porém, acentuam a altura do ambiente e fazem com que pareça mais alto ‘, explica ela.

Fonte: Livingtec

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

Back to top